segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Pra vocês verem como são as coisas...

Bom... Não deu tempo voltar aqui... Vamos aproveitar o feriado e dar uma atualizada no blog??

Estava previsto uma parada programada quinta-feira dia 03/10. Eu entregaria o carro no final da tarde para aquelas verificações de luz de injeção e marcha lenta. Mas, depois de deixar os meninos na escola e descer a EPNB, lá na altura do Núcleo Bandeirante olho pro medidor de temperatura da água do motor: Vermelho...
Temperatura foi lá pra cima. Eu havia conferido os níveis de água e estavam bons antes do fato.

Encostei na mesma hora e liguei pro mecânico... Ele me deu umas dicas e, com isso, levei quase uma hora pra chegar no trabalho sem danificar o cabeçote. E a água foi toda pro brejo... O resultado foi esse aí:

Registrando a primeira (e espero, a última) "maca". Mas o guincho foi muito melhor que um cabeçote...
Daí, à essa altura já tinha o escapamento aberto também... O carro ficou até a última quarta-feira dia 09/10  mas o pessoal da Sancar deu um pente-fino legal na máquina e fizeram umas descobertas interessantes:

- Não havia válvula termoestática. Eu me lembro que o meu antigo Citröen Berlingo teve um stress com válvula termoestática também. O Odiran colocou um novo...

- O regulador de rotações estava isolado. Sim! Meteram uma fita isolante nele e deixaram ele inativo. Essa foi "A" descoberta até aqui pois, até então, ninguém entendia o motivo da luz de injeção acender.´Não encontramos nova para repor então o Vanderlei da Sancar recondicionou mesmo. Disse que se não desse certo que eu tentasse achar o "corpo de borboletas" pela internet mas como deu ele mesmo disse pra eu esquecer...

O que essas duas descobertas me proporcionaram?

- O carro ficou mais econômico (ainda vou medir mas o carro, no momento, com pouco mais de 1/4 de gasolina já andou o equivalente aos dois últimos tanques. Vou chutar que a média vai de 10Km/l para 12Km/l. A ver).

- Nada mais daquela dor de cabeça de carro frio. Bateu na chave ele pega de manhã e sem luz de injeção acessa. Ou seja, funcionamento perfeito.

Não sei dizer se foi a válvula ou o corretor de rotação que fez o carro ficar mais econômico mas me pergunto: A válvula termoestático mas o tal corpo de borboletas dá uns R$ 650... Será que o antigo dono não pensou em gastar isso pra economizar na gasolina? Pelas minhas contas, pelo menos na minha situação, uns 6 meses de gasolina já paga as peças... Enfim... Gente que não cuida de carro... Não cuida nem da água...

Por falar em água, o problema do radiador era obstrução nas mangueiras. Não adianta ter nível de água se a mesma estiver entupida... O mecânico acha que o carro ficou parado por muito tempo então as mangueiras vão ressecando e ela mesma produz a própria sujeira. Problema também corrigido... Olha como fica o ponteiro agora...
Agora o ponteiro não passa disso aí. Reparem que a luz de injeção sumiu...
O carro voltou para a Sancar pois o vidro traseiro direito deu pane e apareceu um leve ruído quando se converte à direita na roda dianteira esquerda. Pode não ser nada mas como o bólido irá percorrer cerca de 900 Km este fim de semana (tá chegando a hora da verdade) é bom dar uma conferida, certo?!?!?!

Ah, a ducha ficou só pra quarta-feira, portanto. Faço questão de postar uma foto aqui assim que ele sair do lava-jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário